Empresário se posiciona após suposta indireta contra o Grêmio
A disputa entre Lucas Esteves e o Esporte Clube Vitória teve um novo desdobramento nesta terça-feira (4). A Câmara Nacional de Resolução de Disputas (CNRD) da CBF declarou-se incompetente para solucionar a questão e encaminhou o caso para a Justiça do Trabalho. O jogador busca a rescisão contratual com o clube baiano para acertar com o Grêmio.
Após a decisão da CNRD, o Vitória divulgou uma nota oficial reafirmando que Lucas Esteves segue vinculado à equipe e mandando uma indireta para o Grêmio. “A decisão acatou o pleito do EC Vitória no âmbito jurídico processual em detrimento do que buscava o atleta. Assim, enfatizamos que, apesar das bravatas públicas, nada mudou: o atleta em questão segue com o vínculo de trabalho e desportivo junto ao clube”, afirmou o comunicado. A declaração foi interpretada como uma resposta às declarações públicas feitas pelo Grêmio e o estafe do jogador.
Empresário de Lucas Esteves minimiza o impacto da decisão
Marcelo Robalinho, empresário de Lucas Esteves, minimizou a decisão da CNRD e explicou que a liberação do atleta na Justiça do Trabalho é uma questão de tempo. “A minha preocupação é ZERO em relação à liberação do atleta Lucas Esteves na Justiça do Trabalho, ninguém pode ser obrigado a manter vínculo empregatício e a Lei Pelé foi criada justamente para colocar o vínculo federativo como acessório do vínculo empregatício”, disse Robalinho em post no X (antigo Twitter).
O Sindicato dos Atletas de São Paulo também se posicionou a favor do jogador. “Causa preocupação a essa entidade Sindical, o abuso de poder que os clubes estão adotando atualmente em face aos seus empregados, ao arrepio das leis conquistadas pela categoria profissional de maneira tão árdua ao longo do tempo”, afirmou Rinaldo Martorelli, presidente do sindicato.
A entidade ainda destacou: “Não se pode admitir, em pleno século XXI, a prisão contratual de um profissional, impedindo-o de escolher livremente seu empregador, mesmo após o pagamento da multa rescisória prevista em contrato.”
Com o impasse, o caso será analisado pela Justiça do Trabalho, onde o Sindicato espera uma resolução favorável ao jogador. A decisão pode definir os próximos passos da negociação entre Lucas Esteves e o Grêmio.