Enner Valencia teve um início positivo no Internacional em 2023, conquistando a torcida e demonstrando bom desempenho. No entanto, desde 2024, o atacante não tem conseguido repetir as boas atuações, marcando poucos gols e perdendo a titularidade para Rafael Borré. A sequência de resultados abaixo das expectativas gerou críticas constantes por parte da torcida, que expressa desapontamento com a falta de gols e com a queda de rendimento do jogador.
Apesar das críticas, Valencia segue no elenco do Internacional e, em 2025, conseguiu marcar um gol importante para a equipe de Roger Machado. No entanto, a instabilidade no time e a reserva no clube brasileiro não têm afastado o desejo do atacante de retornar ao futebol equatoriano.
Valencia admite desejo de ir para o Emelec
Em entrevista à emissora “Marca90”, do Equador, o jogador revelou seu interesse em voltar ao Emelec, time que defendeu até 2013, e onde sonha em encerrar sua carreira. “No meu caso, não descarto. Agora estou concentrado no Inter, no que é o Inter, mas, sim, a verdade é que eu gostaria de voltar ao Emelec e poder ajudar o time para sair desse mau momento que está passando”, afirmou Valencia.
Valencia destacou que tem conversado sobre a possibilidade de retorno com seu empresário, Gonzalo Vargas, e com outras pessoas próximas. No entanto, o atacante lamentou que ainda não tenha surgido uma oportunidade concreta para formalizar essa volta.
“Falei muito sobre este assunto tanto com o Gonzalo Vargas quanto com todas as pessoas com as quais tenho a oportunidade de falar sobre o assunto. Porém, lamentavelmente, não houve a oportunidade de efetivar algo, mas sempre as portas vão estar abertas. Se existir a possibilidade de voltar, me encantaria”, completou o jogador.
Carreira de Valencia
A carreira de Valencia teve passagens por vários clubes ao redor do mundo. Após sua última temporada no Emelec, o atacante foi para o Pachuca, no México, e passou por times como West Ham, Everton, Tigres, e Fenerbahçe. Em 2023, ele chegou ao Internacional com contrato até 2026, mas seu futuro no clube segue incerto.