Inter pode ser prejudicado por suspeita de crime lastimável
Na noite desta segunda-feira, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou um comunicado oficial pedindo ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) que aplique punições ao Internacional caso seja confirmada a denúncia de um ato racista contra o Sport no duelo entre as equipes pelo Campeonato Brasileiro Feminino. O jogo, válido pela terceira rodada da competição, terminou empatado em 2 a 2 e aconteceu no Sesc Campestre, em Porto Alegre, na tarde de domingo.
De acordo com as informações, o incidente ocorreu no fim da partida, quando um pedaço de banana foi arremessado da arquibancada em direção ao banco de reservas do Sport. O momento foi registrado pelas câmeras da TV Brasil e gerou repúdio nas redes sociais do clube pernambucano, que condenou o ato e anunciou a abertura de um Boletim de Ocorrência na Polícia Civil. A Delegacia da Intolerância da cidade de Porto Alegre ficará responsável pela investigação do caso.
A equipe do Internacional, por sua vez, afirmou ter identificado o responsável pelo ato e se comprometeu a tomar as medidas cabíveis, além de manifestar solidariedade ao Sport. O clube gaúcho também se prontificou a colaborar com as autoridades para o esclarecimento dos fatos.
Em resposta ao oorrido, a CBF enviou toda a documentação referente ao episódio à Procuradoria do STJD, cobrando uma apuração rigorosa. Além disso, a entidade pediu “punição preventiva” ao Internacional, sugerindo que o clube cumpra três partidas com portões fechados fora de Porto Alegre até que o caso seja julgado.
Em seu comunicado, o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, enfatizou a posição da entidade contra qualquer forma de racismo no futebol e reafirmou o compromisso de adotar medidas firmes para combater tais atitudes no esporte.
Confira a íntegra da nota do Inter
“O Sport Club Internacional informa que, diante da gravidade dos fatos ocorridos na tarde desta segunda-feira (31/03), durante o jogo contra o Sport, pelo Brasileirão Feminino, conduziu uma apuração rigorosa que levou à identificação da pessoa envolvida e está tomando todas as medidas cabíveis. O Clube do Povo solicitou, com urgência, as imagens ao local da partida para encaminhá-las aos órgãos competentes, a fim de contribuir com a apuração.
A Instituição reitera seu repúdio veemente a qualquer ato discriminatório e reafirma seu compromisso inegociável na luta contra todas as formas de preconceito, mantendo-se firme na promoção de um ambiente de respeito e igualdade dentro e fora de campo.
O Sport Club Internacional se solidariza com a equipe do Sport Recife, colocando-se ao seu lado na busca pela apuração dos fatos e no combate à discriminação. O futebol deve ser um exemplo de inclusão e respeito, dentro e fora das quatro linhas.”