Fifa se manifestou sobre o título Mundial do Internacional
A discussão sobre os clubes brasileiros campeões mundiais é antiga e não parece estar perto de acabar, principalmente com o surgimento do novo torneio da Fifa – o Super Mundial de Clubes. Contudo, de acordo com a própria entidade máxima do futebol, apenas três equipes do país seguem com a alcunha de campeões do mundo: Internacional, São Paulo e Corinthians.
Isso, porque a Fifa fez uma pequena diferenciação entre as conquistas da antiga Copa Intercontinental, disputada entre os campeões da UEFA e da Conmebol, que teve como grandes campeões o Santos, o Flamengo e o Grêmio, recebendo ‘outra importância’ por parte da entidade.
‘Somente três clubes do Brasil conseguiram derrubar os da Europa a caminho do título’
Em seu site oficial, a federação internacional destacou que ‘apenas três’ clubes do Brasil conseguiram alcançar o feito de ser campeão do Mundo, colocando o Corinthians como o primeiro (em 2000), com São Paulo, Internacional e o próprio alvinegro fazendo o mesmo anos mais tarde. Enquanto o Timão bateu Vasco e Chelsea, o Tricolor venceu o Liverpool e o Colorado foi campeão sobre o Barcelona.
Nenhuma dessas equipes, contudo, estará presente no novo Super Mundial, que será disputado nos Estados Unidos, entre os meses de junho e julho deste ano. Como representantes da América do Sul, estão: Palmeiras, Flamengo, Fluminense e Botafogo, como campeões da Libertadores, além de River Plate e Boca Juniors, via ranking da Conmebol.
Resta saber, agora, se a Fifa considerará outra importância para o novo torneio, já que o grau de dificuldade é ainda maior, em comparação aos citados Mundiais. Afinal, são nada menos que 12 clubes europeus na competição, com direito a fase de grupos, no mesmo sistema de uma Copa do Mundo.