Renato Portaluppi recém chegou no Fluminense e já vive uma crise
Mal acostumado, depois de anos à frente do Grêmio – e com resistência de grande parte da torcida em criticá-lo -, Renato Portaluppi já enfrenta a primeira crise no comando do Fluminense. Nem mesmo as quatro vitórias seguidas em seu início de trabalho, e a manutenção de sua invencibilidade contra o Vitória, no último final de semana, deram uma trégua ao treinador tricolor.
Isso, porque a comissão técnica decidiu tomar uma decisão um tanto quanto polêmica neste meio de semana: enquanto Renato permanecerá no Rio de Janeiro, com boa parte dos titulares, visando o clássico contra o Botafogo, válido pelo Campeonato Brasileiro, seu auxiliar, Alexandre Mendes, viajou com o restante da delegação para o confronto diante do Unión Española, do Chile, pela Sul-Americana.
Visando clássico contra o Botafogo, Renato decide poupar o time na Sul-Americana
Depois de vencer Red Bull Bragantino, Santos e Corinthians, pelo Brasileirão, e golear o GV San José por 5 a 0 na segunda rodada do torneio continental – depois de ter estreado na competição com uma boa vitória sobre o Once Caldas, fora de casa -, o Fluminense pode se isolar ainda mais na liderança do Grupo H e ficar em uma situação bastante confortável em relação a classificação ao mata-mata.
Contudo, como poupará alguns jogadores – e até o técnico Renato Portaluppi -, parte da torcida do clube das Laranjeiras teme que o time tropece longe de seus domínios e volte a embalar o grupo. Vale lembrar que o Once Caldas venceu o já citado GV San José fora de casa e igualou a pontuação do Flu, agora com um jogo a mais. Como apenas um time avança de fase, todo cuidado é pouco.
Isso, contudo, parece pouco importar para Renato, neste momento, que optou por preservas boa parte de seus principais jogadores, justamente em meio a uma maratona de partidas que tem exigido bastante fisicamente dos atletas. Com os titulares preservados no Rio de Janeiro, o Flu embarcou com um elenco formado por jovens das categorias de base e jogadores com poucos minutos na temporada.