CBF decide mudar o VAR e vai afetar Inter e Grêmio

Depois de alguns erros considerados ‘graves’ nas duas primeiras rodadas da Série A do Brasileirão, a comissão de arbitragem da CBF decidiu ajudar o jeito com o qual o VAR passará a atuar nas próximas partidas. Com isso, a tendência é que haja menos interferência nas decisões tomadas dentro de campo – o que afetará diretamente os clubes da elite, dentre eles Inter e Grêmio.

De acordo com a reportagem feita pelo jornalista Igor Siqueira, do portal ‘UOL Esporte’, a nova orientação da Confederação Brasileira de Futebol será passada através de treinamentos no Rio de Janeiro, a partir da próxima semana. A proposta é tirar do VAR um papel de atuação superior ao árbitro de campo.

CBF quer reforçar o papel de ‘assistente’ do VAR

De modo geral, a comissão de arbitragem quer que os árbitros tomem mais decisões corretas dentro de campo, ainda que o VAR demore mais tempo para analisar as jogadas, quando acionado – dentro das quatro situações previstas no protocolo (cartão vermelho, pênalti, gol/não gol e erro de identidade). A ideia é que os árbitros também possam ‘pedir’ uma revisão do VAR, caso tenham alguma dúvida.

Isso entrará em vigor imediatamente, em território nacional. Afinal, a entidade nacional teve grandes problemas principalmente na rodada do último final de semana, no Brasileirão, onde duas equipes completas foram afastadas após decisões consideradas equivocadas: no pênalti para o Palmeiras, contra o Sport, e na expulsão do zagueiro do Cruzeiro, diante do Internacional.

Ainda segundo a reportagem, ‘a ideia na CBF é fazer ciclos de treinamentos integrais (em três turnos) e por isso aponta que os árbitros já irão experimentar traços do profissionalismo’.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.