Fifa já se manifestou sobre o título Mundial do Grêmio

Entra ano, sai ano e qualquer assunto referente ao Mundial de Clubes da Fifa causa polêmica. Isso, é claro, por conta das constantes mudanças que a entidade máxima do futebol fez em seu próprio produto, hora chamando o torneio disputado entre 1960 e 2004 de Intercontinental, hora reconhecendo tais conquistas como verdadeiros Mundiais – justamente o que aconteceu há poucas temporadas.

Em 2017, em reunião do Conselho realizada na Índia, o comitê da FIFA decidiu incluir em sua lista oficial as conquistas de campeões do antigo Mundial Interclubes, disputado entre o representante sul-americano (Conmebol) e o europeu (UEFA). Com isso, clubes brasileiros como Grêmio, Flamengo, Santos e São Paulo voltaram a figurar no seleto grupo de campeões globais.

Alejandro Dominguez: ‘fazer justiça pelo futebol sul-americano’

“Na nova Conmebol, fixamos como um dos eixos de mudança fazer justiça pelo futebol sul-americano, inclusive indo além do judicial. Hoje vemos refletidos nossos esforços em um justo reconhecimento que a Fifa faz aos clubes sul-americanos e europeus, que ganharam a Copa Intercontinental e tradicionalmente foram considerados campeões do mundo”, iniciou Alejandro Dominguez, presidente da CONMEBOL.

A partir de agora, o São Paulo é o clube brasileiro com mais títulos mundiais reconhecidos pela Fifa, com três: 1992, 1993 e 2005. O Santos (1962 e 1963), por sua vez, empatou com o Corinthians (2000 e 2012). E, por fim, Flamengo (1981) e Grêmio (1983) se igualaram ao Internacional (2006). Palmeiras (1951) e Fluminense (1952), não tiveram suas conquistas reconhecidas pela entidade.

“Em nome da Conmebol, parabenizamos os diretores, comissões técnicas e jogadores dos clubes reconhecidos, e, claro, a todos os torcedores e muito especialmente aos que pertenceram aos elencos vencedores e deixaram a marca do futebol sul-americano na história do futebol mundial”, acrescentou o mandatário da Confederação Sul-Americana de Futebol, em nota divulgada no site oficial da entidade.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.