Grêmio e Inter fecham parceria e recebem R$ 76 milhões
Não é só de rivalidade que se vive o GreNal. Na tarde da última segunda-feira (05), foi divulgado o resultado da campanha que Grêmio e Inter fizeram no início de 2024, quando o Rio Grande do Sul foi atingido pela tragédia das chuvas. No total, o projeto ‘Jogando Junto pela Reconstrução do RS’ arrecadou impressionantes R$ 76 milhões para ajudar vítimas.
Como bem lembrou a reportagem do portal ‘Futebol Interior’, a campanha foi anunciada no Centro Administrativo de Contingência do Governo do RS, em Porto Alegre, com a presença dos presidentes Alberto Guerra (Grêmio) e Alessandro Barcellos (Inter), além do governador Eduardo Leite. A ação teve apoio da Central Única das Favelas (Cufa) e participação de dez grandes empresas.
‘Jogando Junto’ se tornou símbolo de empatia e reconstrução
A enchente de maio de 2024 atingiu 478 dos 497 municípios do RS, deixando um saldo devastador: 184 mortos, 25 desaparecidos e mais de 2,4 milhões de pessoas afetadas. E de acordo com o que foi divulgado pelos próprios clubes gaúchos, todo o valor arrecadado foi revertido para ações concretas nas áreas de educação, moradia, infraestrutura, assistência social e alimentação.
“Nossa rivalidade é bonita, talvez a maior do Brasil. Mas aqui ela deu lugar à responsabilidade de reconstruir nosso estado”, disse Alberto Guerra, presidente do Imortal. Enquanto que Alessandro Barcellos, mandatário Colorado, completou: “Unimos forças para transformar essa rivalidade em reconstrução. Esse é o poder do futebol fora de campo”.
E toda a identidade visual da campanha foi inspirada justamente na união de forças da dupla GreNal, com um tom de roxo representando a fusão do azul gremista com o vermelho colorado, em solidariedade ao Rio Grande do Sul. Os clubes ainda ofereceram espaços de divulgação às empresas participantes, incluindo ações nas redes sociais.