Inter tem o 2º elenco mais jovem do Brasileirão 2025
Em meio às análises sobre o desempenho dos clubes na Série A, o Internacional também entra em destaque, não apenas por sua campanha em campo, mas por uma característica estrutural do elenco: a juventude. Com média de idade de 25,5 anos, o Colorado figura como o segundo elenco mais jovem da elite do futebol brasileiro, ficando atrás apenas do Red Bull Bragantino.
Esse fator, que pode ser visto como uma vantagem em termos físicos e de potencial de evolução, também carrega consigo alguns desafios. Um grupo jovem, por mais promissor que seja, pode sofrer com oscilações de desempenho em função da falta de rodagem e experiência em jogos decisivos ou momentos de pressão, como os que o Inter tem enfrentado recentemente.
Apesar do talento evidente em nomes como Bernabéi, Wesley, Vitão e Victor Gabriel — jogadores que ainda não chegaram aos 30 —, o time de Roger Machado tem sentido o impacto da maratona de jogos e da exigência emocional da temporada. As oscilações nos resultados têm provocado questionamentos da torcida e levantado discussões internas sobre o equilíbrio do elenco.
Inter de Roger tem o segundo elenco mais jovem do país
O Inter, porém, mantém sua aposta na formação de um grupo com energia e fôlego, confiando na orientação do treinador e de lideranças como Alan Patrick e Bruno Heriquepara equilibrar o vestiário. A estratégia tem sido de apostar em jovens com potencial de mercado, ao mesmo tempo em que busca manter uma espinha dorsal mais experiente para guiar o projeto esportivo.
Com o avanço da temporada e a exigência de competições simultâneas, o clube poderá considerar ajustes pontuais, mas sem abrir mão da filosofia atual. A juventude do grupo é vista como um ativo valioso a médio e longo prazo, ainda que, no presente, exija paciência diante dos altos e baixos que acompanham qualquer processo de renovação.
Atualmente em 14° lugar no Brasileirão, o Internacional vive uma sequência negativa no torneio, com quatro jogos sem vitória; sendo dois empates e duas derrotas. Na Libertadores, o Colorado joga a decisão contra o Bahia nesta quarta-feira (28), às 19h, no Beira-Rio. A depender do resultado, o elenco comandado por Roger Machado pode acabar a fase de grupos na liderança.