Grêmio e Inter já foram sorteados para se enfrentar na Sul-Americana
Que GreNal é cheio de rivalidade até em disputa de par ou ímpar, todo mundo já sabe. Agora, em torneio da Conmebol… na Copa Sul-Americana, não foi diferente, e olha que Grêmio e Inter se encontraram mais de uma vez pelo citado torneio continental. Nas duas vezes, contudo, apenas um lado comemorou.
Como era regra, antigamente, as equipes brasileiras se enfrentavam logo na primeira fase, que não era de grupos, e sim de mata-mata. Com isso, um dos maiores clássicos do país já se encontrou em uma partida decisiva pela competição sul-americana. E o resultado, é claro, foi de disputa acirrada, expulsões e muita história para contar.
Na Sul-Americana, Inter cria ‘paternidade’ sobre o Grêmio
100% de aproveitamento. Essa é a definição do Inter, em clássicos GreNal, na história da Copa Sul-Americana. Até o momento, foram dois encontros, em 2004 e 2008, e duas classificações coloradas – em uma delas, na mais recente, ainda houve uma festa maior, já que o clube acabou batendo campeão.
Na primeira delas – onde venceu a ida, em casa, por 2 a 0, e avançou mesmo perdendo no extinto Olímpico, por 2 a 1 – embora o Internacional não tenha avançado até a grande final, alcançou a penúltima fase da competição, caindo apenas para o poderoso Boca Juniors, da Argentina. Por fim, ao menos, viu seu principal rival ser rebaixado pela segunda vez na história do Campeonato Brasileiro.
Já na segunda, a festa foi completa. Isso, porque apesar de não ter vencido o Grêmio – empatando os dois jogos do mata-mata, por 1 a 1 em casa e 2 a 2 fora (avançando no gol qualificado) -, o Colorado bateu a Universidad do Chile, deu o troco no Boca Juniors, passou pelo Chivas Guadalajara e se sagrou campeão sobre o Estudiantes, sendo o primeiro brasileiro a fazer isso na Sul-Americana.